terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ano lectivo 2011/2012


Estão abertas as inscrições para o Clube de História com o seguinte horário:

2ª feira -  12.30h / 13.15 - Prof. António Godinho
3ª feira -   10.45 / 11.30 - Prof. Manuela Cavaco
                11.45 / 12.30 - Prof. Olinda Heliodoro
4ª feira -   12.30 / 13.15 - Prof. António Godinho
                15.50 / 16.35 - Prof. Manuela Cavaco
              

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Visitas virtuais

 Imagem do Mosteiro





Imagem do Mosteiro 










Capela Sistina

Capela Sistina em 360 graus

Festa dos Museus 2011 – Museu e Memória

O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) associa-se mais uma vez às comemorações da Noite dos Museus – sábado 14 de Maio – e Dia Internacional dos Museus – 18 de Maio. O tema das comemorações em 2011 é MUSEU E MEMÓRIA. Os objectos contam a vossa história. Os museus e palácios do IMC estarão abertos gratuitamente nestas ocasiões e proporcionarão a todos os visitantes um conjunto de iniciativas muito diversificadas. O IMC convida todos os espaços museológicos portugueses, nomeadamente os integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM), a participarem activamente na Festa dos Museus 2011

Os visitantes aproveitarão de entrada gratuita: 14 de Maio (sábado), a partir das 18h00 | 18 de Maio (quarta-feira), entre as 10h00 e as 18h00.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Teófilo Braga

Joaquim Teófilo Braga nasceu em Ponta Delgada, a 24 de Fevereiro de 1843, e era descendente de uma das mais nobres linhagens portuguesas.
Quando tinha apenas três anos, a mãe faleceu e o pai, professor de liceu, casou-se com uma senhora que o tratava muito mal.  Teófilo era uma criança triste e refugiava-se na leitura, tendo publicado o seu primeiro livro de versos aos quinze anos.
Estudou em Coimbra e casou-se em 1868, ano em que concluiu o doutoramento.
Teófilo Braga tem uma enorme produção literária ligada à investigação histórica, foi professor de Literaturas Modernas e dirigiu a revista "O Positivismo". Em 1880 é escolhido para organizar os festejos do 3.º centenário da morte de Camões, de onde sai com grande prestígio.
 Teófilo perdeu os três filhos e pouco depois a mulher que amava.
A 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a República, sendo Teófilo o seu presidente.
Teófilo era um homem extremamente simples e, desde que enviuvara, passava muito tempo enfiado na biblioteca. Mesmo enquanto Presidente, qualquer lisboeta podia vê-lo a andar de eléctrico.
Teófilo era um homem solitário e não terá sido muito feliz. Não teve o amor de uma mãe, de um pai, perdeu os filhos e, por fim, até a sua companheira partiu antes dele.
No seu testamento, deixou expresso que queria um enterro civil, sem cerimónia. Joaquim Teófilo Braga morreu com 81 anos, em Lisboa, a 28 de Janeiro de 1924.
                                                                                           Catarina Marques 6ºI

segunda-feira, 21 de março de 2011

Pinhal Novo:breve história

PINHAL NOVO: BREVE HISTÓRIA

                                                                                       Coreto de Pinhal Novo
  
   Desde épocas remotas que Pinhal Novo é um ponto de passagem. Esta característica deve-se ao facto de ser ponto de passagem de diversas rotas como a Estrada dos Espanhóis, a rota dos Círios da Atalaia, o caminho-de-ferro e mais recentemente, a estrada Nacional.
    A história da formação da freguesia tem início no ano de 1833. Em 1856 começam as obras do caminho-de-ferro.  
    A inauguração oficial das linhas do cami­nho-de-ferro, do Barreiro a Vendas Novas e Pinhal Novo a Setúbal, dá-se a 1 de Feve­reiro de 1861.
Torre Contineli Telmo
  
   O nome “Pinhal Novo” deve datar de 1861. Este local era anteriormente designado Lagoa da Palha.
   A primeira referência escrita ao nome Pinhal Novo é de 27 de Março de 1859, numa notícia publicada no jornal "O Cisne do Sado".
  O primeiro acontecimento público verdadeiramente im­­portante para a história da localidade acontece a 18 de Julho de 1872. Trata-se da doação feita por José Maria dos Santos, à população, de um terreno destinado à construção de uma capela.
   A construção teve início na véspera da assinatura do contrato, e concluiu--se em 1874, celebrando-se a primeira missa no dia 2 de Fevereiro do mesmo ano.


Capela de Pinhal Novo
José Maria dos Santos nasceu no dia 1 de Dezembro de 1831. Filho de Caetano dos Santos e de Gertrudes Maria, que moravam em S. Sebastião da Pedreira.


Busto de José Maria dos Santos
       
    Em Junho de 1860 José Maria, que tinha então 28 anos de idade, fazia parte da Direcção da Associação Central da Agricultura Portuguesa.
  Foi deputado nas cortes aos 37 anos.
   Ao longo da sua notável carreira foram-lhe oferecidos numerosos títulos. Faleceu a 19 de Junho de 1913, tendo o seu funeral contado com numerosíssima assistên­cia. Os Pinhalnovenses homenagearam-no construindo-lhe um busto, que foi colocado no Largo que recebeu o seu nome.
   Entretanto a povoação de Pinhal Novo ia evoluindo. Sinal dessa evolução foi a fundação da, actualmente assim designada, Sociedade Filarmónica União Agrícola no ano de 1896 e, em 1910, a criação do União Futebol Clube Pinhalnovense.
   O ano de 1928 foi testemunha de um importantíssimo acontecimento na história de Pinhal Novo e de todos os seus moradores, pelo Decreto-Lei nº 15 004 de 7 de Fevereiro, foi criada a freguesia de Pinhal Novo. Dez anos depois um novo grande acontecimento entra na história da freguesia. A 8 de Maio de 1938 tem lugar, com a devida importância, a inauguração da luz eléctrica.              
 
   Em 1939 fica pronta a nova estação de cami­nho-de-ferro de Pinhal Novo.
   A primeira escola primária de Pinhal Novo é inaugurada em 1950 em simultâneo com o pos­to da Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Mercado Agrícola, a "Praça". Os Bombeiros  Vo­lun­tários de Pinhal Novo surgem no ano de 1951.


Estação ferroviária de Pinhal Novo
   
    Ao longo da evolução de Pinhal Novo o cami­nho-de-ferro foi sendo a "espinha dorsal" da freguesia pois, assim como divide a po­voa­ção ao meio, une também o seu passado e o seu futuro. Refira-se que a população, inicialmente escassa, foi sofrendo acréscimos de população. Os "caramelos" da Beira Lito­ral e do Vale do Mondego, os "ratinhos" da Beira e outros vindos do Alentejo. Mas o grande surto demográfico teve lugar entre 1970-1975, devido à fixação de população vinda do Alentejo e do Algarve. Após o 25 de Abril de 1974, com a subsequente consoli­dação do poder local, Pinhal Novo conheceu importantes melhoramentos que contribuíram, efectivamente, para a melhoria das condições de vida da população pinhalnovense. Pinhal Novo foi elevado à categoria de Vila a 11 de Março de 1988.
                     Diogo Couceiro Nº11 8ºA

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A República. Etnografia do quotidiano

Exposição que se prolongará até 28 de Fevereiro de 2011.
Integrada nas comemorações do centenário da República, o museu Nacional de Arqueologia apresentação e exposição.
Criado em 20 de Dezembro de 1893, por decreto do Doutor Bernardino Machado, mais tarde duas vezes Presidente da República, o actual Museu Nacional de Arqueologia (MNA) foi inicialmente concebido pelo seu fundador, o Doutor José Leite de Vasconcelos, como um “Museu do Homem Português”, numa óptica etnológica globalizante.
Figuras de cerâmica, lenços, avental, alfinetes de lapela, caixas de folha, cerâmica ou cartão e até um conjunto de 4 sabonetes… todos com simbologia republicana. Um acervo simples, mas precioso com que o NNA se associa à comemoração do centenário da implantação da República.
Inês Ribeiro, 6ºE

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ESPECTÁCULO CIRANDA


Sobre a história:
Ciranda fala sobre lendas que foram plantadas num jardim à beira-mar, de um espelho d’água a saber a sal, com muita cor de Norte a Sul, de Este às Ilhas. Saltimbancos em ciranda, abrindo baús de lendas surpreendes e belas. Correndo por Portugal: desde Santa Maria da Feira a Beja, passando por encantos de Sintra ou da branca e antiga Lisboa… E o povo junta-se nas praças com olhos de ver e ouvido bem no ar. Com sorriso aberto a desvendar segredo escondido. Com prazer no Cirandar!
Espectáculo onde quem vai assistir também toma parte activa no seu abrir. Em todas as representações o público será convidado a integrar as estórias que se propõem…


Classificação:
M/ de 6 anos
Sessões:
Sábado às 16h00 e Domingo às 11h00.
Local:
Quinta da Regaleira- Sintra
Preçário:
Entrada: 7,00€
                                                 Salomé Fidalgo Nº24 6ºE

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

SIGNIFICADO DAS CORES DA BANDEIRA DE PORTUGAL:

As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique.
Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!". Contando as chagas e duplicando por dois as chagas da quina do meio, perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo.
Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.
A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
O verde simboliza a esperança.
O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.

                                                Salomé Fidalgo 6ºE Nº24

Links de História

·         Este “site” mostra a história dos mais importantes castelos e fortalezas  de Portugal , incluindo o castelo que está  mais perto de nós , o castelo de Palmela.
www.ribatejo.com/hp


Neste "site" fala sobre a História de Portugal de 5º e 6º ano.Podes acompanhar a matéria que estás a dar com  jogos, links, histórias, concursos, sala de estudo, e muito mais.

http://www.castelodosaprendizes.com/
 Este "site" foi feito por uma professora dos Açores, para 5º e 6º anos. Podes estudar para os testes ou para as fichas de trabalho. Podes encontrar matérias de Língua Portuguesa e claro de História! Tens muitas maneiras de estudar, tais como, powerpoints, resumos, textos/documentos e muito mais!
    Visita!


http://www.ipmuseus.pt/
Neste "site" fala sobre alguns museus de Portugal, (IMC-Instituto dos Museus e da Conservação). Podes encontrar concursos de escolas, conhecer museus, exposições, actividades educativas, e muito mais!
Diverte-te a conhecer mais museus, exposições, actividades do IMC e monumentos históricos!
Visita!